PIE – PRONTUARIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
O prontuário de instalações elétricas (PIE) é um sistema que organiza informações a respeito das instalações elétricas, devendo possuir um conjunto de procedimentos, projetos, documentações da empresa, certificados de treinamento, qualificações, capacitações, entre outros, a fim de comprovar que atende os requisitos normativos de segurança e saúde dos seus colaboradores.
Prontuário de Instalações Elétricas segundo a ABNT NBR 16.384:2020
O prontuário de instalações elétricas PIE tem como objetivo organizar e demonstrar quais ferramentas a empresa se utiliza para garantir a segurança e a saúde de todos que ali diariamente frequentam para exercer atividades, vistorias, visitas, etc
A Contratto Perícias, Laudos e Projetos oferece serviços de consultoria para auxiliar na constituição do prontuário de instalações elétricas das empresas, sendo todo o apoio realizado por engenheiros, peritos judiciais e especialistas nos mais diversos temas a serem abordados.
O nosso diferencial é a ampla experiência em composição e estruturação do prontuário NR-10, seguindo todos os requisitos da NR-10 e agregando já os requisitos técnicos obrigatórios da ABNT NBR 16.384:2020, norma técnica mais recente do mercado e aplicável à maioria dos segmentos.
Esta nova norma oferece uma estruturação do PIE mais completa e mostra de maneira mais clara o que realmente é necessário conter nas documentações, nos procedimentos, nas inspeções, nas atividades, entre outros aspectos.
Principais pontos da NOVA ABNT NBR 16.384:2020
Essa norma destaca a importância de que os desenhos técnicos sejam mantidos atualizados e acessíveis, bem como as especificações do sistema e de equipamentos, o memorial descritivo de projeto e os registros das instalações elétricas.
Prontuário de Instalações Elétricas – Documentos do sistema elétrico
Além dos documentos de projetos com informações técnicas de engenharia da instalação elétrica e concepção do sistema elétrico, é recomendado que sejam elaborados documentos específicos com informações necessárias para o planejamento e execução segura e confiável dos serviços, como isolamento, operação e manutenção do sistema elétrico.
É importante que seja elaborado um diagrama unifilar ou multifilar, conforme aplicável, para a operação com o propósito de segurança.
Convém que o diagrama unifilar ou multifilar seja elaborado para cada local, sistema elétrico ou equipamento, e esteja acessível a todos os envolvidos no local de serviço.
Também é necessário que estes diagramas contenham informações atualizadas, legíveis, objetivas e relevantes para a segurança das pessoas e para a realização dos serviços.
Desenhos da instalação
É recomendado que as instalações elétricas sejam documentadas pelos desenhos de instalação indicados a seguir, quando aplicáveis:
a) desenho da planta contendo a configuração do sistema de aterramento e equipotencialização para proteção dos trabalhadores, pessoas e instalações;
b) plantas da classificação de áreas, incluindo planta baixa e cortes, quando aplicáveis;
c) desenho da instalação subterrânea ou enterrada;
d) desenho do sistema de combate a incêndio;
e) desenho das instalações elétricas aéreas;
f) arranjo dos equipamentos e desenho de distribuição do sistema elétrico como: salas e encaminhamento de cabos elétricos, incluindo rotas de fugas e iluminação de emergência;
g) desenhos do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Documentos e registros
Registro de inspeção e ensaios, como:
a) relatório de vistoria e inspeção do PDA;
b) relatório de ensaio dos dispositivos de proteção do sistema elétrico;
c) relatório de ensaio do dispositivo diferencial residual;
d) relatório de ensaio dos equipamentos e ferramentas portáteis;
e) relatório de ensaios e certificados dos EPI;
f) relatório do sistema de aterramento, equipotencialização e potenciais permissíveis.
Outros documentos
a) Manual descritivo de operação dos equipamentos: convém que o manual descritivo de operações contenha todas as situações operacionais possíveis e indicações de seccionamento efetivo da(s) fonte(s) de alimentação de energia, ou intertravamento eletromecânico ou mecânico, incluindo geradores de emergência, fontes alternativas e energia armazenada.
b) certificados de conformidade dos equipamentos Ex destinados a aplicação em áreas classificadas;
c) folha de dados e informações pertinentes de segurança dos equipamentos elétricos;
d) lista de cabos com informações técnicas, como isolação, nível de tensão, antichama, atóxica etc.;
e) cálculo de dimensionamento dos cabos;
f) estudo luminotécnico;
g) planta de localização dos equipamentos específicos de combate a incêndio de origem elétrica;
h) desenho em planta da sinalização de segurança elétrica e zonas de segurança;
i) descrição do sistema de identificação de circuitos elétricos e equipamentos, incluindo dispositivos de manobra, controle, de proteção, intertravamentos eletromecânico ou mecânico, dos condutores e os próprios equipamentos e estruturas, definindo como estas indicações necessitam ser aplicadas fisicamente nos componentes das instalações.
Casos de instalações elétricas de baixa complexidade
Para os casos de instalações elétricas de baixa complexidade, ligados à baixa tensão, podem não ser necessário alguns documentos elencados.
Neste caso, convém justificar o motivo deste documento não ser necessário, de forma formal, por um profissional legalmente habilitado.
Por que escolher a Contratto Engenharia?
Desde 2009 no mercado de PIE, a Contratto atua nas demandas de engenharia desde as situações simples como os laudos e relatórios periódicos, até situações mais complexas. Atualmente estamos presentes em mais de 11 estados do Brasil e atendendo grandes empresas do país.
Certificações
Todos os serviços realizados pela CONTRATTO são assinados por engenheiro eletricista e perito judicial, de acordo com a Legislação Brasileira e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e internacionais vigentes. Utilizamos de equipamentos de primeira linha, testados, certificados e calibrados, com rastreabilidade pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)