LAUDO DE SPDA PARA CONDOMÍNIOS
A Contratto é especialista em laudo de SPDA para condomínio. Talvez você já tenha ouvido falar que o Brasil é campeão mundial em incidências de raios. Diversos estudos reportam que o número de quedas chega a 57 milhões por ano aqui no Brasil, e se você acha este dado impressionante, saiba que pelo menos uma a cada 50 mortes causadas por descargas elétricas no planeta acontece no território brasileiro. Basta fazer os cálculos para perceber que o assunto é sério.
Laudo SPDA para Condomínios
SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) PARA CONDOMÍNIOS
Os principais componentes de um SPDA são:
-
- Terminais aéreos e captores
-
- Condutores de descida (presentes a cada 20 metros, no máximo)
-
- Terminais de aterramento e caixas de inspeção
-
- Condutores de ligação equipotencial
A ausência de um SPDA ou ainda depender de um sistema inadequado acarreta em uma série de transtornos ao condomínio, começando por sua vulnerabilidade às quedas de raios, que podem danificar a estrutura e percorrer as instalações elétricas.
Os condôminos também são ameaçados, principalmente se estiverem circulando pelas dependências do condomínio no momento da queda.
E nem adianta procurar a seguradora, pois o condomínio enfrentará mais problemas na hora de receber a cobertura, pois o laudo obrigatório é anual, e sem ele, muitos sinistros não são pagos (confirme com a sua seguradora).
Se o seu condomínio já possui o sistema, agende uma vistoria técnica com um de nossos engenheiros eletricistas e descubra se ele está dentro da norma NBR-5419 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se necessário, realizamos o cálculo de eficiência do seu sistema e projetamos um novo que esteja de acordo com as normas e leis municipais vigentes.
Hoje, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas são OBRIGATÓRIOS e fundamentais para condomínios. Eles não impedem que o relâmpago atinja a estrutura, mas criam um caminho de baixa resistência elétrica para a corrente fluir até o solo, controlando e impedindo danos.
Gaiola de Faraday ou Franklin?
Trabalhamos com os dois tipos de SPDA aprovados pela NBR – 5419. Para saber qual o mais apropriado para o seu condomínio, entre em contato e agende uma visita.
Gaiola de Faraday
Envolve todo o perímetro do prédio, seu cabeamento é fechado e deve ser colocado um captor a cada cinco metros.
-
- Captor do tipo Terminal aéreo
-
- Cabo de cobre
-
- Suportes isoladores
-
- Tubo de proteção
-
- Malha de aterramento
-
- Conector de medição.
Franklin
Neste caso a captação da descarga é feita pelo mastro. Utiliza-se:
-
- Captor em forma tridente
-
- Poste metálico, instalado no ponto mais alto do prédio
-
- Cabo de cobre
-
- Caixa de inspeção
-
- Haste copperweld
-
- Conector cabo/haste.
Interessante saber
Para prédios com mais de 20 metros de altura, recomendamos a instalação de ambos que devem trabalhar em conjunto garantindo maior segurança do edifício.
Emitimos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Engenheiro Eletricista, o projeto do sistema com o cálculo de eficiência de acordo com a norma e um relatório técnico fotográfico com apontamentos do sistema.
De olho nas inspeções!
Todo SPDA exige inspeção anual e nós estamos à sua disposição para garantir a segurança do seu condomínio. Além de verificar as condições gerais de todo o sistema, emitimos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Engenheiro Eletricista para cada inspeção realizada, e também podemos acompanhar os serviços de manutenção.