PROJETO DE LINHA DE VIDA
O projeto de linha de vida (permanente ou temporária), também conhecido como linha de ancoragem, consiste em um projeto de suma importância para a segurança e proteção contra quedas em altura de operadores – NR-35 e NBR-16325.
A importância do projeto de linha de vida
Toda atividade que envolve algum tipo de risco precisa de atenção e cuidados necessários para que possa ser realizada da maneira mais segura possível.
E quando o trabalho é executado em altura, os cuidados e a atenção precisam ser ainda mais rigorosos.
Por isso, a NR-35 atesta que toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.
Inclusive, quedas por falta de segurança no trabalho em altura estão dentre as principais causas de morte de trabalhadores da construção civil.
Portanto, quando um profissional realiza este tipo de atividade, ele precisa dos equipamentos adequados, de autorização e da linha de vida para garantir a sua segurança em caso de queda.
Além disso, a linha de vida também pode ser utilizada como meio de ancoragem para trabalhos.
Tem como objetivo organizar e demonstrar quais ferramentas a empresa se utiliza para garantir a segurança e a saúde de todos que ali diariamente frequentam para exercer atividades, vistorias, visitas, etc.
A linha de vida ou linha de ancoragem
A linha de vida é um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e consiste em um sistema de ancoragem que é unido por meio de cabos de aço de alta resistência e que é instalado em determinadas estruturas e locais, de modo a garantir mais segurança a quem trabalha em altura, como limpadores de vidro de prédios e pintores.
Além disso, os pontos de ancoragem podem ser temporários ou permanentes, horizontais ou verticais e fixos ou móveis, dependendo, claro, dos tipos de trabalho que serão realizados no local.
Agora, quaisquer que sejam suas características, o foco principal é, claro, a segurança e a saúde do trabalhador.
Linha de vida temporária
As linhas de vida horizontal temporária são sistemas de proteção contra queda para trabalhos em altura, que são instaladas para um período curto de tempo ou para uma atividade pontual.
E esse projeto, quando dimensionado corretamente, pode ser aplicado em processos industriais, na manutenção de redes elétricas e de telecomunicações, na proteção de montagens de andaimes, entre outras situações.
Linha de vida permanente
Já a linha de vida horizontal permanente é aplicada em atividades rotineiras. Ela é projetada para ser fixada permanentemente em estruturas rígidas e pode ser instalada em grandes áreas.
Conheça o serviço da Contratto de projeto de linha de vida
Se você precisa de uma empresa especializada, que realiza o estudo técnico, faz todas as análises e testes necessários, e que realiza o desenvolvimento do projeto de linha de vida de maneira profissional e personalizada, entre já em contato com a Contratto Engenharia e solicite um orçamento!